fbpx

EDUCAÇÃO DO FUTURO, NO AGRESTE PERNAMBUCANO

  • Text describing my image here

Criar soluções para melhorar nossas cidades e nossa sociedade não deve ser privilégio das grandes capitais. Na verdade, quanto mais descentralizada e diversa for a produção de conhecimento, maiores são as chances de produzir soluções realmente inovadoras para os problemas complexos que enfrentamos. 

Em Belo Jardim, agreste pernambucano, acontece a segunda edição do Programa Empreendedorismo e Inovação, uma parceria do Instituto Conceição Moura com o Fab Lab Recife para formar jovens estudantes da cidade em Design, Fabricação Digital e Negócios. A proposta do programa é estimular estudantes do ensino médio, técnico e superior a desenvolverem o seu olhar crítico e sua capacidade de identificar problemas, imaginar soluções criativas e materializar suas ideias, com ajuda das técnicas, processos e ferramentas da Cultura Maker. 

Todo o processo é protagonizado pelos estudantes, que acabam aplicando na prática muitos dos conhecimentos aprendidos em sala de aula e fora dela, em uma metodologia de aprendizagem que ajuda a desenvolver habilidades importantes mas ainda pouco trabalhadas no ensino tradicional como a autonomia, a criatividade, a colaboração, o gerenciamento do tempo, a adaptabilidade e a persuasão. 

Em 2019, o Programa Empreendedorismo e Inovação teve a participação de 26 jovens de Belo Jardim que, organizados em 5 grupos, escolheram como ponto de partida os problemas da feira livre da cidade. Foram 16 encontros semanais de 2 horas, com muitas atividades em grupo e algumas horas de acompanhamento remoto. Depois de muita dedicação e superação, os participantes conseguiram finalizar e apresentar seus projetos para um grupo selecionado de empresários e empresárias da tecnologia e inovação, no Fab Lab Recife.

As soluções foram as mais criativas e variadas: uma marca de biscoitos feitos com farinha de casca de frutas descartadas na feira, um aplicativo para catalogar os feirantes, organizar e facilitar as vendas, um produto para manter as moscas longe dos alimentos, um expositor para melhorar a visualização de mercadorias nas bancas da feira e uma linha de pochetes e bolsas feitas com plástico reciclado a partir de sacolas descartadas na feira. Alguns produtos desenvolvidos na formação alcançaram um estágio tão avançado que já era possível comercializá-los. 

Depois do sucesso da primeira edição do programa, ficou clara a expectativa na cidade pela continuidade em 2020, ano que começou com um cenário de muitas incertezas devido à pandemia da Covid-19. Realizamos, então, algumas adaptações no formato do projeto e lançamos, em setembro deste ano, a segunda edição do Programa Empreendedorismo e Inovação. Esta edição será híbrida, terá parte de suas atividades realizadas remotamente, mas sem perder a característica mão na massa do projeto, com encontros presenciais no Território do Fazer – espaço maker localizado na sede do Instituto Conceição Moura em Belo Jardim, na etapa de prototipagem dos trabalhos.

A primeira etapa das atividades começa em outubro, com uma Maratona Maker realizada tanto remotamente como presencialmente, no Território do Fazer, em Belo Jardim. Liderada por Marcos Egito, Michel Gomes e Mandy Souza, do Fab Lab Rec, a maratona vai ser uma atividade de prototipação rápida de soluções – e os grupos que fizerem os projetos mais interessantes serão selecionados para desenvolver esses produtos durante o curso, com orientação da nossa equipe de Educação Maker.

Com novo formato, a segunda edição do Programa Empreendedorismo e Inovação promete ser ainda mais empolgante do que a primeira e a juventude de Belo Jardim tem mostrado muito interesse em experimentar formas diferentes de aprender, desenvolver seus talentos e participar da construção de um mundo melhor para todas e todos. Nós, do Fab Lab Rec, acreditamos que as inovações importantes para o nosso futuro ainda estão para ser inventadas. E, se pudéssemos apostar, diríamos que algumas delas irão nascer de grupos como estes, em lugares como Belo Jardim.

 

 

 

Parceiros