fbpx

Horta Vertical Modulada: um projeto Open Source para replicar na sua casa

Imagina só construir a sua própria horta e ter ervas fresquinhas para usar quando quiser, ou até mesmo flores e outras plantas para decorar e dar mais vida para o ambiente! E tudo isso sem ocupar muito espaço. Parece até um sonho, não é?

Dona Carmem Virginia também tinha esse sonho. Só que ela queria colocar essa horta no restaurante dela, o Altar Cozinha Ancestral, para usar em receitas e deixar o ambiente ainda mais agradável. Sabendo disso, Edgar Andrade, CEO do Fab Lab Recife e apresentador do Bora Moer do Canal Maker, resolveu convidar Peu Carneiro para ajudar Dona Carmem. 

Peu, que já conhecia o restaurante, começou a estudar hortas verticais e pensar na melhor possibilidade para o local. Havia duas paredes livres, mas ainda não se sabia qual seria a escolhida. Foi aí que veio a ideia de fazer o projeto de forma modular: dois tipos de estruturas espelhadas verticalmente, que poderiam ser montadas em conjunto ou mais afastadas. Dessa forma, as possibilidades são várias! Pode ser numa parede estreita e alta, ou numa mais baixa e larga, como foi o caso do Altar. 

Além disso, essa modularidade dá a possibilidade de tornar o projeto Open Source, ou seja, de utilização livre para que outras pessoas possam baixar o arquivo e fazer também. Qualquer pessoa ao redor do mundo pode ver o projeto, baixar e usar uma Cortadora Laser para fazer (clique aqui para baixar o projeto).  É tão legal quando alguém pega seu arquivo, adapta o projeto às suas necessidades ou gostos e faz nascerem outros projetos!

Mas não pense que a Cortadora é determinante para botar a mão na massa. Se você tiver uma, ótimo, caso contrário, você pode procurar um espaço maker, como o Fab Lab Recife (ou os mais de 100 Fab Labs que existem espalhados pelo Brasil), para cortar. Se nenhuma das duas opções se encaixar na sua realidade, ainda existe a possibilidade de imprimir o projeto numa impressora comum e adaptar para a marcenaria tradicional. Afinal, apesar da Cortadora facilitar o corte, a marcenaria sempre estará presente nos acabamentos do projeto. 

Um outro projeto parecido, também desenvolvido por Peu, que também é Open Source, é o Parque Horta, nome escolhido pelas crianças da Comunidade do Pilar para um dispositivo urbano que ocupa a vaga de um carro, mas é usado para plantar e acompanhar todo o ciclo de vida das plantas, desde a germinação até a colheita. O Parklet é dividido em setores e tem até uma composteira. A ideia é possibilitar o encontro entre vizinhos, que cuidam e plantam para si e para toda a comunidade. 

STORIES parque horta

https://www.instagram.com/stories/highlights/18122881462045901/?hl=pt-br

POST parque horta https://www.instagram.com/p/B2Fh6wDHq2r/?utm_source=ig_web_copy_link

Gostou dos projetos? Que tal agora botar a mão na massa? Se ainda não assistiu o novo episódio do Bora Moer com Dona Carmem e Peu Carneiro, é só clicar aqui! Bora moer?

 

Categoria

Parceiros