A PRIMEIRA ESCOLA MAKER DO NORDESTE

O Fab Lab Recife agora também é uma Maker School - a primeira do Nordeste. Sediada em nossa unidade que fica na ABA Global School dos Aflitos e com atividades semanais regulares voltadas para crianças de 6 a 12 anos, a Maker School vai desenvolver com os estudantes diferentes tipos de projetos a cada mês, todos eles baseados na cultura maker, do faça-você- mesmo, já bastante disseminada na educação norte-americana e europeia.

Durante as atividades, vamos trabalhar com a turma conteúdos como fabricação digital, cidadania, meio ambiente, estratégia, raciocínio lógico, eletrônica, conceitos de gameficação, impressão 3D, corte a laser e robótica.

A cada mês será lançado um novo módulo, em que as crianças desenvolverão projetos a partir de um tema principal. O estudante receberá todo o material (que continuará sendo dele após as aulas), além de ter todo o acompanhamento para a resolução dos desafios junto aos profissionais, professores, designers e monitores do Fab Lab Recife.

As atividades serão realizadas semanalmente, às terças, quartas ou sextas-feiras, (pela manhã ou à tarde), com 2 horas de duração por aula.

1X POR
SEMANA

A PARTIR DE
15 AGO

FAB LAB
ABA


Turmas: Terças, Quartas ou Sextas-feiras
Horários: manhã, 09:30 às 11:30 ou
tarde, 15:30 às 17:30

Modelagem 2D e 3D - Introdução ao Tinkercad

15.08 a 05.09

Nesse módulo vamos criar um mini projeto visual do Jardim do Baobá, que é o primeiro trecho do projeto Parque Capibaribe. As crianças vão aprender a modelar no Tinkercad, um software de modelagem 3D, vários elementos que fazem parte do contexto do Jardim do Baobá. Vão aprender a modelar e prototipar árvores, bichos, mobiliários, pessoas, bicicletas, tudo isso usando máquinas de fabricação digital: a cortadora a laser e a impressora 3D.

Um projeto que propõe levar para as crianças a importância do Rio Capibaribe - e suas margens - para a cidade, do cuidado com o meio ambiente, com a utilização dos espaços públicos... e da melhor forma de se aprender, que é colocando a mão na massa! Ao final do módulo, cada criança levará para casa o seu mini Jardim do Baobá, do jeitinho que criaram e fabricaram.


Semana I Modelando com o TinkerCard
Semana II Prototipando com a Cortadora a laser
Semana III Prototipando com a Impressora 3D
Semana IV Criando o mini Jardim do Baobá

Experimentação com Kits de Eletrônica e Robótica

12.09 a 03.10

Neste módulo, as crianças vão experimentar e realizar projetos com kits eletrônicos, como o Littlebits - módulos eletrônicos que se ligam por meio de pequenos magnetos para criar circuitos; o Ozobot - robozinhos que seguem linhas e tomam decisões diferentes a partir de cores distintas; e o Makey Makey - uma placa para conectar fios e esses fios aos objetos, que ganham vida para interagir com o computador! E, por fim, os pequenos vão construir, com tudo isso, mapas de forma colaborativa e divertida!


Semana I Fazendo som com Makey Makey
Semana II Criando mapas com Ozobots
Semana III Criando circuitos eletrônicos com Littlebits
Semana IV Criando Nosso Bairro

Fabricação de um Semáforo Caseiro

10.10 a 31.10

Neste módulo, as crianças vão compreender noções de Internet das coisas (IoT), de mecânica e de eletrônica ao prototiparem e construirem um semáforo com programação física e digital, utilizando a placa arduino. Uma experiência fantástica que vai ensinar às crianças que elas podem - e devem - construir o que quiserem!


Semana I O que é Internet das coisas?
Semana II Noções de Mecânica
Semana III Programação física e digital.
Semana IV Construindo o Semáforo

Game Design - Criação de um Jogo de Tabuleiro

07.11 a 06.12

Neste módulo, as crianças vão “fabrincar” um jogo de tabuleiro coletivo. Durante a atividade, vão aprender conceitos de jogabilidade, criando o tema e a mecânica do jogo, além de desenhar e prototipar a brincadeira, criando além da dinâmica, o tabuleiro e as peças do jogo, tudo cortado a laser e/ou impresso em 3D.

E cada criança vai levar para casa seu próprio jogo de tabuleiro, produzido através da fabricação digital e do processo de montagem manual. Esse projeto vai incrementar a imaginação das crianças, a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação e para promover o desenvolvimento da criatividade e da memória, de forma recreativa.


Semana I Projetando o jogo
Semana II Prototipando o jogo
Semana III Criando o layout do jogo
Semana IV Produzindo o jogo final