Uso de máquinas e equipamentos

Fazemos parte de uma rede mundial de laboratórios que dá acesso à máquinas e ferramentas de fabricação digital e facilita, assim, a prototipagem de projetos, estimulando a cultura do faça você mesmo. Cobramos pelo uso de nossas máquinas, e às vezes nem cobramos, mas o cliente é quem faz o serviço.

Às sextas-feiras, por exemplo, temos o Open Day, dia em que o uso das impressoras 3D e da cortadora a laser é gratuito. As inscrições abrem com uma semana de antecedência pelo Sympla.

Nos outros dias da semana, você pode agendar um horário personalizado pelo e-mail redes@fablabrecife.com ou pelo telefone 3039.8087. A nossa tabela de preços fica aqui.

Você também pode se associar ao Fab Club, nosso clube de benefícios e vantagens, e se tornar Fabber, ou seja, maker de carteirinha. Com ele, você tem acesso liberado ao nosso maquinário, dias exclusivos para uso de máquina (quartas-feiras) e desconto no preço de uso de todo o laboratório. A associação Fab Club custa R$ 120 e trata-se de uma taxa única, sem periodicidade de pagamento. Ela também inclui a prioridade de vaga em dois Workshops Básicos de Fabricação Digital.


ESPECIFICAÇÕES DO MAQUINÁRIO


Cortadora a Laser

Área de trabalho: 120 x 90cm
Corta madeiras (até 6mm de espessura), acrílicos (até 10mm de espessura), tecidos, papéis especiais, entre outros materiais.
Aceita arquivos vetoriais exportados em .DXF (com medidas em milímetros)

O fechamento do arquivo pode ser feito da seguinte maneira: depois que você desenhar seu projeto em programas vetoriais como autocad, illustrator, corel draw ou inkscape, chegou a hora de exportá-lo. Para isso, é necessário se certificar de que o desenho em vetor esteja completamente desagrupado (e em caso de utilização do illustrator, o caminho composto também precisa estar liberado) e com medidas em milímetros. Depois disso, é só selecionar exportar como ou salvar como o arquivo em .dxf e pronto! A espessura ou cor da linha não vai interferir no seu trabalho. Só é interessante que você consiga diferenciar no teu projeto o que é corte e o que é gravação, mas é no Laser CAD (o software da própria máquina) que você vai associar que cor vai estar relacionada ao corte e qual indicará gravação do laser.

Resumindo, o arquivo precisa estar:
» em milímetros;
» desagrupado;
» com caminho composto liberado;
» salvo/exportado como dxf.

De todo modo, a gente reforça que todo mundo traga o computador porque, ao vivo, a gente tem como ajudar/explicar melhor esse processo.


Impressora 3D

Área de impressão:  até 20 x 20 x 35cm
Imprime em PLA, ABS, PET, entre outros filamentos.
Aceita arquivos exportados em .STL ou .OBJ


Fresadora CNC


Área de trabalho: 200 x 130cm
Fresa madeiras (até 10cm de espessura), metais e materiais especiais (sob consulta).
Aceita arquivos vetoriais em Código ISO (G Code)


Fresadora de Precisão

Área de trabalho: 20 x 30 cm
Fresa madeiras (até 5cm de espessura), metais e materiais especiais (sob consulta).
Aceita arquivos vetoriais em Código ISO (G Code)


Bancada de Eletrônicos


Estação de solda, sensores, microcontroladores arduino e diversos componentes eletrônicos compõem a nossa área de Eletrônica e Programação.

Vamos falar mais sobre isso? Entre em contato com a gente.

Patrocínio
Parceiros