Que tal fazer um robô usando materiais que seriam descartados?

Você usou alguma coisa feita de plástico nos últimos dias? Provavelmente sim, esse é um material muito comum no nosso dia-a-dia. O plástico tem sua utilidade, o problema é que, quando as coisas feitas com esse material perdem a função, vão direto para o lixo. Só uma pequena parte é reciclada e uma boa quantidade acaba indo parar em aterros sanitários, poluindo o solo, os rios, oceanos e habitats de milhares de plantas e animais. 

No mundo inteiro, existem várias pessoas estudando e prototipando soluções para melhorar a nossa relação com as coisas que produzimos, consumimos, descartamos e reciclamos. Enquanto isso não acontece, podemos começar a nossa pequena revolução interna, dentro de casa, exercitando um novo olhar para as coisas usadas ou que perderam sua função.

 

          

 

Reutilizar um produto significa dar um novo significado para ele. O que antes era uma garrafa pet, pode se transformar, por exemplo, em  jarrinhos para plantas. Usando a criatividade, a consciência ecológica e a atitude maker, você pode reutilizar muitas coisas na sua casa como sacolas, palitos, rolos de papel, tampinhas, latas, pneus velhos, embalagens, jornais, canos, copos, arames, papelão, cds, cabos, etc.

Na Oficina Maker #FazEmCasa de hoje nós vamos aprender a construir um robô de brinquedo, utilizando materiais reutilizáveis. O seu próprio robô de sucata! Uma atividade mão na massa muito divertida que pode ser feita por pessoas de todas as idades e, de preferência, com a família toda reunida. 

Antes de começar, organize um ambiente confortável para fazer a atividade, que vai ser a sua Maker School em Casa, um lugar de criatividade, aprendizagem e diversão. Recomendamos que o grupo todo participe da organização dos materiais e ferramentas e também da divisão de tarefas, e uma só pessoa seja escolhida como facilitadora, responsável pela leitura do passo a passo e fluidez da atividade.

É sempre bom lembrar que, em toda atividade de educação maker, o processo de fazer é mais importante do que o resultado final. É no processo que a gente erra, acerta, pesquisa, imagina, pergunta, compartilha, se relaciona, aprende e, principalmente, se diverte. Vamo nessa?

Boa oficina maker para todas e todos!

Oficina Maker #FazEmCasa

ROBÔ DE SUCATA

Faz tempo que nós, humanos, somos fascinados por robôs. Os robôs mais famosos do cinema, da tv, da literatura e dos quadrinhos, apesar de serem máquinas,  são até parecidos com os humanos e, talvez por isso, a gente goste ainda mais deles. Na oficina maker #FazEmCasa Robô de Sucata, nós vamos te ensinar o passo a passo de como construir um robô usando os materiais reaproveitáveis que você tem em casa. A personalidade, o estilo e a forma dele vão depender da sua imaginação e criatividade. Vamos começar?

MATERIAIS E FERRAMENTAS

  • Sucata (objetos antigos e materiais reutilizáveis)
  • Tesoura
  • Régua
  • Fita adesiva
  • Cola
  • Fios de cabos que não servem mais
  • Barbantes
  • Grampeador
  • Post-it
  • Hidrocor
  • Marcador permanente ou tinta

 

PASSO A PASSO

Para iniciar a oficina você precisa fazer uma exploração pela casa e descobrir todos os materiais que estão esquecidos em algum lugar sem utilidade. Reúna todos eles num local e, antes de utilizar na construção do seu robô de sucata, verifique se os materiais precisam de higienização. Para isto, você pode usar água e sabão ou pano úmido. Nós vamos utilizar os materiais que encontramos por aqui: fone de ouvido quebrado, um cooler de pc que estava sem funcionar, uma caixa de leite, um marcador de texto sem tinta em formato de mão (um achado!), um cabo usb danificado e tampas de garrafas pet.

Com todos materiais em mãos é hora de começar a imaginar como vai ser o seu robô. E como toda obra começa pelo projeto, vamos colocar as ideias no papel, fazer o nosso projeto. Projetar o seu robô vai te ajudar a entender quais são os materiais que funcionam melhor para cada parte do corpo. As pernas, os braços, a cabeça, entre outras coisas. Para isso, pegue papel e lápis e use toda sua criatividade. Ah, você também pode colorir e dar um nome para sua invenção. Vamos chamar o nosso simpático Robô de Brilhosin.

Projeto finalizado, hora de colocar a mão na massa! Separe as ferramentas que vão te ajudar na produção do seu robô. Para fazer o Brilhosin, utilizamos uma régua, uma caneta, um grampeador, uma tesoura e post-it.

Primeiro, realizamos um corte na parte de cima da caixa de leite, para facilitar o manuseio e para, depois, a gente poder colocar umas coisinhas dentro dele (surpresa).

Depois, nas laterais da parte de cima fizemos furos, um em cada aba. Esse furo servirá para amarrar os pés do Robô (você já deve ter notado pelo projeto que os pés serão os fones de ouvido). 

Depois, fizemos uma marcação em formato de retângulo na parte da frente da caixa com uma régua e uma caneta. Em seguida, cortamos esse retângulo e reservamos.

A caixinha de leite ficou com um buraco em formato de retângulo. Para cobrir esse buraco, vamos usar uma sacola plástica azul, para dar transparência. Ela foi cortada utilizando como base para medida o retângulo que descartamos da caixa de leite, deixando um centímetro a mais nas bordas.

Usando um grampeador, fixamos o plástico por dentro da caixa, forrando o buraco retangular com o plástico azul transparente.

Depois, fizemos o corte dos fios. Usando a régua e a tesoura cortamos dois pedaços de fios com 14 centímetros cada. É com esses feios que vamos amarrar a caixa ao fone de ouvido.

Passamos os fios pelos furinhos nas laterais da caixa e em seguida, por uma cavidade do fone de ouvido. Ao passar o fio por esses dois locais, fizemos dois nós apertados, para deixar a caixa bem presa ao fone.

Com a estrutura do pés e do corpo do Robô concluídas, passamos para a criação dos braços. Para um dos braços, usamos um marca texto em formato de mão, que não tinha mais tinta, e um pedaço de fio de 20 com centímetros.

Para que o fio entrasse no marca texto, tivemos que fazer um furo nele e outro na lateral da caixa. Para isso, esquentamos a ponta da tesoura no fogão e, depois, encostamos na parte do marca texto que seria furada. Faça isso com ajuda de um adulto!

Braço esquerdo concluído com sucesso!

Para o outro braço, fizemos o mesmo procedimento, usando um rolo de papel. Aproveitamos para dar um pouco de personalidade ao Brilhosin, desenhando a letra B.

Para fazer a cabeça, usamos um cooler de computador que não funcionava mais. O próprio objeto já tinha um corte bem no meio, que aproveitamos para ser utilizado como a boca do Robô. Os olhos, fizemos com marcador permanente de cor preta.

Pronto! Esse é o Brilhozin! Gostou? Agora que você viu o nosso passo a passo, já pode pegar umas ideias aqui, outras ali e construir seu próprio processo, deu próprio Robô de Sucata!

Ah, e tem uma surpresa.  Sabe aquele corte feito na parte de cima? Ele foi feito para colocar o celular dentro do Robô. Com a tela do celular passando luzes coloridas, o robô acende por dentro. Dá para ver por conta da parte transparente que fizemos com o plástico da sacola azul!

Se você se animar com a prática e tiver vontade de incentivar outras pessoas a fazer o mesmo, compartilhe nas redes sociais com as hashtags #FazEmCasa #MakerSchool #FabLabRecife. Aproveita e marca o @fablabrecife na postagem, que fica mais fácil pra gente espalhar essas sementinhas de Cultura Maker por aí.

Existem outros conteúdos legais na internet sobre Robôs. Nós recomendamos muito o filme WALL-E, disponível em várias plataformas de vídeo on line. Veja aqui o trailer. Com uma busca rápida no Youtube, você vai encontrar vários vídeos bacanas sobre como fazer brinquedos com materiais reutilizáveis, como esse aqui do Robô de Tampinhas por exemplo, que a gente adora.

Exercite a sua curiosidade e o seu espírito maker, e até a próxima!

 

 

Parceiros